Saturday, December 20, 2008

O cérebro artista

Que é nosso Mundo Real? Que são as “coisas” que vemos e tocamos? Que são suas formas e cores? Que são os sons que ouvimos? Os odores que sentimos?



Trata-se apenas de estímulos recebidos por nossos órgãos dos sentidos, transformados em impulsos elétricos que são enviados a determinadas regiões do cérebro onde estimulam determinados grupos de neurônios que por fim traduzem estes impulsos em imagens, formas, cores, cheiros, sons, enfim, constroem nossa percepção.



Segundo Rita Carter no Livro de Ouro da Mente: Cada um dos “nossos órgãos dos sentidos – olhos, ouvidos, nariz, língua e receptores somatossensoriais na pele (...) está intrincadamente adaptado a lidar com seu próprio tipo de estímulo: moléculas, ondas ou vibrações” e prossegue: “cada órgão realiza essencialmente a mesma tarefa: traduz seu tipo particular de estímulo em impulsos elétricos”. “Todos os estímulos sensoriais, portanto, entram no cérebro de maneira mais ou menos indiferenciada, como um córrego de pulsos elétricos criados por disparos dos neurônios, como um dominó, ao longo de uma determinada rota (...) O que faz um córrego se transformar em visão e outro em olfato depende (...) de quais neurônios são estimulados”.



Sendo assim, a realidade é uma fantasia, uma obra de arte. Nosso cérebro é um artista, que em sua relação com o mundo, cria imagens, sons, gostos, texturas, nomes, sentidos, etc.

1 comment:

Rafael Mnja said...

Então... Interessante... Sei lá, não tenho muito o que dizer, não gosto de não ter como discordar ou concordar... Não entendo nada de neurologia... Mas se a realidade é moldada de dentro pra fora, o que é o fora e o que é o dentro? ou ainda, se quiser pular essa metáfora e dizer que é tudo a mesma coisa... como ditar o que "cria" a realidade e o que ela "é"... tipo, chegar a poder dizer que algo não tem essência, ou que algo é apenas transformação.. não é possível também.. sei lá, é tudo a merma merda, tudo é essência... Parmenides então estava com a pista mais quente... hahahah.. Sei láXD