Wednesday, December 10, 2008

O Ceticismo

"O resultado natural de qualquer investigação é que aquele que investiga ou bem encontra o objeto de sua busca, ou bem nega que seja encontrável e confessa ser ele inapreensível, ou ainda, persiste na sua busca. O mesmo ocorre com os objetos investigados pela filosofia, e é provavelmente por isso que alguns afirmaram ter descoberto a verdade, outros, que a verdade não pode ser apreendida, enquanto outros continuam buscando. Aqueles que afirmam ter descoberto a verdade são os 'dogmáticos'; assim são chamados especialmente, Aristóteles, por exemplo, Epicuro, os estóicos e alguns outros. Clitômaco, Carnéades e outros acadêmicos consideram a verdade inaprensível, e os céticos continuam buscando. Portanto, parece razoável sustentar que há três tipos de filosofia: a dogmática, a acadêmica e a cética." - Sexto Empírico.

O ceticismo não é negar a verdade. Isso seria um dogmatismo ao contrário.
Nem partir do princípio de que a verdade está "escondida" e que não podemos jamais encontrá-la.

Ceticismo é suspender o juízo, ou seja, diante de duas possibilidades opostas, ao invés de partir de uma ou de outra, por exemplo, afirmar ou negar a veracidade de tal fato, simplesmente recorrer a um ponto terceiro, além dos dois: o ponto de indiferença. A partir deste ponto, os dois opostos tornam-se equivalentes, indiferentes. Ou seja, tanto faz. Ambos são verdadeiros, ambos são falsos.

Cabe ver qual é mais eficaz aqui e agora. Sem verdades absolutas que devam ser seguidas, sem valores superiores que nos obriguem a agir de tal ou qual forma.

Ceticismo é não se acomodar nem mesmo no "não há verdades", é simplesmente continuar buscando, continuar investigando, continuar em constante mutação, em transformação, acompanhando o movimento da própria existência, que não cessa.

Ceticismo é partir da dúvida. É partir do seguinte: Toda verdade pode ser questionada.

Ceticismo é saltar para além de um ou outro lado, é viver "além de bem e de mal". Enquanto há dualidade, é porque não estamos ainda vendo além.

Ceticismo é não aceitar nada como verdadeiro ou falso a princípio. É não aceitar os limites, é não se deixar aprisionar.

"Um espírito que quer algo de grande e que também quer os meios é, por necessidade, cético. O que a força implica é a liberdade com relação a convicções de toda espécie, a capacidade de observar livremente..." - Friedrich Nietzsche

1 comment:

Anonymous said...

A vida é um jogo e felizmente ninguém pode sair do jogo, ela oferece possibilidades para que todos joguem, os que gostam de arriscar, os mais conservadores, os corajosos e os medrosos, todos jogam conforme suas fichas...não há verdades e nem mentiras absolutas.
Parabéns pelo texto seu mundofilosofico.
Epicuro.