Tuesday, December 30, 2008

Para o Ano Novo

Aproveitando o momento, aí vai uma boa reflexão para o ano novo:

"O pensamento está sempre em tensão: com a consciência, a filosofia, a ciência, a técnica, o bom senso, a ideologia, o mito, a religião, a arte, consigo mesmo. Em todas suas tensões o pensamento, sendo um apelo e um desafio de libertação, é logo desprezado. Pois comparado com a moda, nunca está em voga.

Para o desenvolvimento econômico só contribui com o Nada. No mundo dos negócios é um ócio de outro mundo. Na vida do trablho não serve para bater um prego. De fato com todos esses propósitos não se poderia dar melhor demonstração da inutilidade do pensamento.

Realmente, pensar é inútil, caso já esteja decidido, o que é o útil. Realmente, o pensamento é imprestável caso já esteja estabelecido que tijolo e cimento armado são mais reais do que o mistério de ser. Realmente, o pensamento é indesejável, caso já esteja acertado que crescer é aumentar de tamanho ou subir as séries de uma escala. Realmente, pensar é alienante, caso já esteja descontado o que é o homem. Realmente, pnsar é contraproducente, caso já esteja resolvido que o coração é apenas uma bomba e o homem, um tubo digestivo com entrada e saída." - Emanuel Carneiro Leão

É preciso repensar as grandes questões da Filosofia. Quem somos nós? Onde estamos? Para onde vamos? Por que estamos aqui? O que estamos fazendo aqui? O que é a verdade? O que é a Realidade?

Hoje, ou fechamos os olhos para não ver que estas questões, queiramos ou não estão aí, colocadas para nós e as deixamos de lado por julgar que não valem a pena, ou nos utilizamos de respostas velhas, de séculos ou milênios atrás, ainda que estejam caindo aos pedaços.

Estas questões nunca se esgotam, estão sempre vivas porque são a própria tensão, o conflito que é próprio da existência. Enfrentar estas questões é enfrentar nossa própria condição: Existimos! E para isso não há resposta, não há consolo, não há justificativa que baste. Haverá maior mistério neste mundo do que a existência do que existe?

Os tempos mudam, os hábitos mudam, muda a quantidade de informação. E as grandes questões da Filosofia precisam ser repensadas.

Bom Ano Novo a todos.

3 comments:

Anonymous said...

Me ocorrem duas citações:
"Entre a idéia e a realidade, entre o movimento e a ação, tomba a sombra.
Entre o desejo e o espasmo, entre a potência e a existência, entre a essência e a descendência, tomba a sombra."
T.S. Eliot

"Entre mim e mim, há vastidões bastantes para a navegação dos meus desejos afligidos.
Mas, nesta aventura do sonho exposto à correnteza, só recolho o gosto infiinito das respostas que não se encontram."
Cecília Meireles

Feliz Ano Novo! =]

Anonymous said...

Mais uma página lida, devemos seguir adiante, retorno não há, estamos sós e tudo quanto nos apegamos são algemas. Difícil é ser livre, andar de mãos vazias e ser receptivo. Usar as asas enferrujadas por falta de uso. Temos exercitado as asas da imaginação nesse espaço do mundo filosófico e por isso sou grato.
"Que possamos evitar as doenças no corpo, a ignorância na alma, a gula no estômago, a discórdia na família; e em tudo, os excessos.
Um grande abraço a todos, e Feliz ano novo".(Pitágoras)

Epicuro.

Maximum Saber. said...

Olá tudo bem
Gostei muito do seu blog , gostaria de adicionar ele á meus blogs favoritos se você não se importar ..
Obrigada.

V. Lillo