Saturday, December 20, 2008

A Realidade II

Nossos sentidos estão ligados à atividade de certas áreas do cérebro.

Nossos olhos, por exemplo, são apenas as lentes, a visão é possibilitada por uma reação química-física-biológica da área do cérebro correspondente à visão. E assim é com todos os sentidos.

Poderíamos dizer que nossos sentidos “percebem” o mundo, não que “captam” a realidade. Porque nesta última proposição, parece que há uma realidade fixa, imutável, verdadeira, a qual eles são capazes de captar tal como realmente é. Porém, o que nossos sentidos – e nosso cérebro – fazem, é “perceber” o mundo, tal como podem percebê-lo.

Cada cor, cada forma, cada cheiro são apenas uma percepção humana. Seria muita pretensão de nossa parte, supor que o que vemos, o que ouvimos, o nosso tato e até os nomes que inventamos, sejam A Realidade, à qual só nós, os animais superiores, temos acesso assim, perfeitamente. Se enxergássemos em “preto e branco”, pensaríamos que todas as coisas têm apenas estas cores, e nossa percepção da realidade seria bem diferente.

Agora, não sei quantas cores exatamente podemos distinguir, mas o fato de percebermos as muitas cores que percebemos, não significa que as coisas tenham “realmente” estas cores, nem significa que não existam muitas outras que somos incapazes de perceber e caso fossemos, nossa percepção seria diferente do que é. Assim como também seria se tivéssemos uma visão microscópica, por exemplo, ou uma capacidade menor de audição.

4 comments:

Anonymous said...

Eu percebo um montão de cores! hahahaha Até invento umas só minhas (você bem sabe!) Acho que sou a prova viva desse texto! :P
Falando sério agora, esse assunto sempre me lembra o texto do Ciro (ou seria Cyro?) que você me contou! E se formos só cérebros dentro de potes de vidro compartilhando uma mesma ilusão?

NeO R. said...

Belo texto que nos faz aumentar o conhecimento e questionar as coisas. Belo!!

Unknown said...

A realidade é relativa e pessoal.

Nicolai Pessoa said...

Será que você não consegue ver que o homem não está limitado a um corpo e a uma realidade tomada apenas físicamente? O homem é um ser transcendente.