Saturday, May 16, 2009

As palavras

O que é uma palavra? A reprodução de um estímulo nervoso em sons. Mas deduzir do estímulo nervoso uma causa fora de nós já é o resultado de uma aplicação falsa e injustificada do princípio da razão.” - Friedrich Nietzsche

Já pararam para pensar nas palavras que lemos, escrevemos, falamos e ouvimos todos os dias?
Nosso grande problema com as palavras, é que as levamos muito a sério. As palavras são ferramentas úteis que possibilitam e facilitam a comunicação. Porém, acabamos passando a acreditar que os nomes que atribuímos às coisas que “inventamos”, são de fato reais. Imaginamos que as palavras digam a verdade, que todas as construções de frases expressem a realidade do mundo, e que toda esta nossa linguagem tenha verdadeiramente um sentido real.

A crença na verdade das palavras é mais uma fantasia da imaginação. Isso que chamamos "língua" é um conjunto de símbolos e sons inventados pela imaginação para facilitar a comunicação – o que amplia o potencial de desenvolvimento da espécie humana.

Os nomes não são “de verdade”. O fato de chamarmos um objeto de “flor”, não quer dizer que o nome dele seja mesmo “flor”. O fato de chamarmos algo de “árvore”, “cadeira”, “carro”, “pedra”, “mar”, “sol”, “nuvem”, não quer dizer de maneira nenhuma, que estas “coisas” tenham mesmo estes nomes, que sejam seus nomes “de verdade”.

Os nomes das coisas – inclusive o nome “coisas” – são invenções da imaginação e não expressões d’A Realidade. No máximo, podem ser expressões de uma realidade. Isso é muito fácil de comprovar se pensarmos na grande diversidade de idiomas humanos que há aqui neste planeta. Esta variedade se dá porque cada grupo humano desenvolveu um conjunto de símbolos e sons diferente para realizar sua comunicação.

O que falamos tem sentido? As coisas que falamos aparentemente têm sentido. Mas toda a nossa linguagem, em si, não faz sentido nenhum. Só faz sentido porque acreditamos que faça. Pura convenção imaginária.

Portanto, o que são palavras? Ferramentas que a imaginação constrói, para possibilitar e facilitar a comunicação e a compreensão do mundo pelos humanos, ainda que se trate apenas e necessariamente, da compreensão de um mundo fictício.

Interessante, não? Estamos tão acostumados que acreditamos na linguagem. Acreditamos que ela descreva a verdade, que tenha um sentido real...

As palavras forçam o intelecto e o perturbam por completo. E os homens são, assim, arrastados a inúmeras e inúteis controvérsias e fantasias” - Francis Bacon

3 comments:

Camila said...

Apesar de não ter nada haver, o texto me lembro essa frasezinha do Quintana:
"Há palavras verdadeiramente mágicas. O que há de mais assustador nos monstros é a palavra 'monstro'.
Se eles se chamassem leques ou ventaralas, ou outro nome assim, todo arejado de vogais, quase tudo se perderia do fascinante horror de Frankenstein." (Mário Quintana)

Acho que é por isso que o alemão é tão estranho! Faltam vogais! :P

Mas, enfim, voltando ao texto... Quando eu era menor, vivia me perguntando pq nao podia chamar mesa de cadeira e cadeira de mesa, e assim sucessivamente. Tentei por um tempo chamar as coisas de outros nomes... mas enrolou minha cabeça e eu desisti.

Pro. Francisco said...

Olá amigo! Ótimo texto! Ressalto que Nietzsche alerta-nos para a alienação que as palavras podem colocar-nos. Por exemplo, quando usamos o plural: alunos, estamos colocando todos no memso nível, sem diferenciá-los, tornando-se mais fácil a dominação destes. é mio louco pensarmos assim. POr outro lado essa colocação dele faz-nos pensar mais sobre a forma que vemos "o outro". Um abraço

Isis said...

Boa tarde Diogo,
Conheci seu blog através de uma comunidade no orkut e gostei das suas reflexões...
E nesse texto sobre "As palavras", outra coisa que acho muito intessantes é q além de acreditarmos que elas possam expressar nossas verdades, depois de dita, na verdade, perdemos totalmente o controle sobre elas... elas se ajustarão as verdades do interprete. É como se diz "A maldade está em quem escuta".
Acho q grande maioria das pessoas já devem ter sido "mal interpretadas" e essa é uma falha das palavras...pois dificilmente conseguiriamos usar essa ferramenta de uma forma tão plena a ponto de traduzi-las em sentimentos reais...
Em um mundo com tantos "pre-conceitos", infelizmente, mtas vezes temos que nos policiar e usar com mta cautela essa ferramenta ...