Thursday, November 27, 2008

A Verdade II

Nos colocamos, em geral, de 2 maneiras quando se trata da "Verdade" e do "Conhecimento".
Ou pensamos que nossa percepção - seja qual for - é a verdadeira,
ou pensamos que nossa percepção é falsa e que por trás dela está escondida, "velada" - como gostam de dizer -, obscura, a "Verdade Verdadeira", absoluta, que não podemos alcançar (como em Kant), ou que podemos até contemplar (como em Platão).

No entanto, estou cada dia mais convencido de que a Mente humana é uma máquina delirante, uma máquina de fantasiar, uma máquina de sonhar.

Portanto, quando pensamos estar diante de uma Verdade, estamos mesmo diante de mais uma Fantasia. Se chamamos algo de "verdade", é unicamente porque assim acreditamos que seja.
Nosso cérebro é um artista! Cria realidades artisticamente!

E por trás desta Verdade delirada? Há a Verdade verdadeira? Não.. Não há nada por trás, velado, escondido.. Nada "fora", nada "além" do que há. E o que é que há?
Para nós? Sonho! Delírio! Fantasia!

Viver é Sonhar! A Verdade não é algo que se opõe à Fantasia. A Realidade É Fantasia.

despertei de súbito no meio desse sonho, mas somente para ter consciência que estava sonhando e que devo continuar sonhando para não perecer” - Friedrich Nietzsche (A Gaia Ciência)

2 comments:

NeO R. said...

acho q vc é fã de Nietzsche...

rsrs

Rafael Mnja said...

Diogo, juro que não quero avacalhar (daqui há pouco eu comento direito) Mas queria saber pq seu blog faz propaganda do OMO e de mais alguma coisa que eu não reparei! hahahah XD [pode apagar XD]