Wednesday, December 03, 2008

A Importância da espécie humana...

Viagem comigo por um momento. Vamos voar, subir, subir, até o espaço, contemplar nosso pequeno e belo planeta azul. Se afastem um pouco mais, até que ele fique do tamanho de um pontinho. Agora imaginem ali, naquela bolinha azul, todos nós. Bilhões de pessoinhas, todas as nossas construções, prédios, casas, estradas, carros, aviões. Mas não volte ainda: Veja tudo isso lá do espaço. Veja quantas pessoas, cada uma mergulhada no mundinho de sua própria vida, quantos problemas, quanta agitação. Ah, veja as pessoas... o quanto se preocupam. Dormem, acordam, comem, tentam ganhar mais dinheiro, correm, vão sempre muito sérias e apressadas. Veja tudo lá de cima. Tudo isso não parece uma espécie de sonho? Pois talvez não pareça... Qual a diferença desta vida que vivemos, para um sonho que sonhamos, afinal?

“Quem sabe se essa outra metade da vida em que pensamos velar não é um outro sono um pouco diferente do primeiro, do qual despertamos quando pensamos dormir?” - Blaise Pascal (Pensamentos)

Para quem ainda não assistiu, aí está o link para o vídeo "Pálido Ponto Azul", com um texto de Carl Sagan. Sendo ele astrônomo, pôde certa vez registrar uma imagem na qual o planeta Terra aparece como um pontinho minúsculo num cantinho do Universo. “Nosso planeta é um pontinho solitário na grande e envolvente escuridão cósmica” - Carl Sagan

http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8

4 comments:

Rafael Mnja said...

sonhos...

Isso é um belo ponto...

Somos seres que sonhamos ser alguma coisa que talvez sejamos, quem sabe? se nosso maior sonho é existir, talvez existamos.. Se nosso maior sonho seja um deus, talvez tenhamos um. Não sei... Nosso humilde planetinha, pode ser pequetito, mas eh um pequenino safado, e tá bem diferente dos grandões bobões do sistema solar. De qualquer forma, podemos ver, lah de longe o quanto o ser humano existe... com tantos satélites em volta da terra, esta naum tem mais o seu azul tradicional, jah está toda manchada de cinza e amarelo, é só procurarem fotos recentes da terra. de qualquer forma, ainda acho o "sonho, logo existo" válido, sobre o existir, www.incertosdevaneios.blogspot.com, jah dexei o que eu acho lah.. De toda forma, acho mt válido o sonho como elocubracao do ser humano.... somos importantes sim dioguinho, pois snós, somos a única coisa que temos... a única!

NeO R. said...

Por isso q gosto de teu blog. Filosofia prática!!! Utilizavel na vida!!

NeO R. said...

ah... e o vídeoé perfeito. Assistam, vale a pena!

Anonymous said...

Se sonho, existo
Se penso, existo
Se existo, penso
Se existo, sonho.