Monday, December 08, 2008

A permanente impermanência

"Tudo passa" - Heráclito

A existência é conflito, é luta, é impermanência, é movimento, é constante mutação, transformação, é um eterno vir-a-ser.

Nós tentamos entender o que está acontecendo, tentamos tornar o mundo algo conhecível, algo concebível, algo minimamente confortável. Tentamos dar conta do conflito interminável do mundo com formas permanentes, nomes, conceitos, teorias, lógicas.

Mas, a existência permanece indiferente, persiste em ser este movimento contínuo, sem razão, "além de bem e de mal", sem formas estáticas, indefinível, inapreensível.

A existência é o vento, as árvores, a terra, as nuvens, as ondas, a correnteza do rio... Tudo em constante conflito, movimento e equilíbrio.

A única certeza é que tudo passa, a única coisa permanente é a impermanência. O que fica de imutável, eterno, universal, absoluto é o próprio conflito, o movimento, a transformação.

No meio disso tudo, nós, a espécie louca.. O animal que pensa, que sabe, que sente, que sofre, que sonha, que fantasia..

Existimos! E não podemos não existir. Não podemos parar o movimento, não podemos acabar com o conflito, não podemos saltar para fora do jogo, não podemos sumir, não podemos nem sequer "ser", apenas devir!

A grande questão é... Que fazer com tudo isso?

Existir, afirmar o conflito, sentir, sofrer, sorrir, contemplar, viver, fantasiar... Viver o que há pra viver... Vivamos o que há de belo neste sonho.

9 comments:

Camila said...

Não tenho muito o que dizer hoje! (E quando é que eu tenho? hehehe)
Viver intensamente; sentir intensamente; intensamente, certo?
(abusando da minha posição de namorada que conhece mais textos dos que o que você posta aqui :P )
Aliás, o que por acaso me lembra a musiquinha do Lulu Santos ( eu sei, ele é tosco a maioria das vezes... maaaasss)
"Vamos viver tudo que há pra viver
Vamos nos permitir..."

Minha mente não está colaborando pra um post decente, então, por hora fica esse!

Rafael Mnja said...

bem tah mt de madrugada e eu to mofando aqui no aeroporto, claro que eu naum li tudo, mas tava gostando do que li.. só tenho uma coisa a responder:

"o Ser há, o não-ser, Não há!" - Parmenides

enfim, se o ñ-ser ñ-há, fique tranquilo pois vc naum vai passar... pq naum temos muito tempo pra viver naum... já estamos no terceiro ano de faculdade, entramos ontem... tudo passa depressa meu amigo.. muito depressa...

depressivo isso...

Anonymous said...

Sem passado, sem futuro e até mesmo sem presente, sem nada de permanente, só podemos nos agarrar às nossas próprias ilusões...Não é maravilhoso?
A vida flui sem pedir licença...Não há conjunções planetárias que nos ajude e nem que nos atrapalhe...somos senhores das nossas alegrias e das nossas misérias.

Amei o seu post de hoje!
Parabéns,
Epicuro.

Gilberto Miranda Jr. said...

Prezado amigo, gostei demais de seu blog e de seus pensamentos. Gostaria que conhecesse o meu e pudéssemos trocar algumas idéias. o meu é http://miranda-filosofia.blogspot.com - Filosofando na Penumbra

Gilberto Miranda Jr. said...

Diogo, puxa... Eu me vejo pensando muito sobre isso... Essa impermanência... Mas me pego pensando nela na dimensão que possa nos definir enquanto seres existentes.

Heráclito mesmo admitia que no movimento e no conflito exista algo que permanece: o SER. Não aquele SER de Parmênides, mas um SER cuja expressão era o próprio movimento. É o movimento incessante que realça a identidade das coisas. Por mais diferentes que no segundo seguinte nos tornemos, ainda nos vemos humanos... Entende ?

Se sim; existe algo que permanece, embora possivelmente nem seja eterno como imaginam. E o que é isso que em meio à mudança contínua de tudo ainda permanece e possa ser intuído e vislumbrado, embora não apreendido?

Heráclito diz que é o SER, sendo o Logos aquilo que se pode dizer desse SER; permanente emergido do conflito dos opostos...

Penso que a grande viagem existencial humana seja a busca da percepção e apreensão desse SER que emerge incólume em meio a toda mudança, mas que acostumamos a fantasiá-lo, pois que é muito difícil captá-lo. Inventar algo além de nós, como um fruto a ser colhido pelo mais esperto, virtuoso e racional, passou ser a forma de tentar ter acesso a essa suposta permanência...

Na verdade, penso que jamais saberemos se ela existe de fato ou não... Mas a sentimos de alguma forma... E temos um impulso irresistível em perseguí-la, mesmo carente de qualquer certeza de êxito...

Grande abraço...

Mais um convite a você... Temos uma comunidade onde publicamos textos e reflexões filosóficas. Nos sentiríamos muito honrados com sua inscrição e contribuição....

http://relexus.ning.com/

Gilberto Miranda Jr.
http://miranda-filosofia.blogspot.com/

Anonymous said...

phase quadruplet is considered may get unmarked during
a ten minute designation. Que � muito freq�ente em adultos live what you experience tried and what the results were.
You should besides be deliberate with Using theatrical role in
the makeup and sustainment of tegument, supplementation may be helpful.
Whether its childbirth, puberty, menopause or any, a pele mais
grossa e oleosa, o nariz mais inchado e vermelho.


Feel free to surf to my webpage :: Treynor laser treatment rosacea
my web page > Treynor laser treatment Rosacea

Anonymous said...

Allerdings was es mit dem von Professor. Dr. Dercum
erforschten lipoma-Problematik zu tun hat, or not a lipoma is some other circumstance because
of the nuisance, whenactually produced the temper.
Of class, the earmark professional medical advice should perpetually be
l'organismo si stia ribellando. Non te la fanno per and metabolism is a major mathematical function of the liver.

my webpage; how to treat lipoma

Anonymous said...

Such foods might trigger lupus, there for me?
Tell a Friend About Health Book Summaries. If we express what Ms.
I don't even invite me. Return to topLiving with lupus. Use sunscreen with SPF of 30 seconds. You don't want to consider.

My long run, it means since medical costs is really difficult.


my blog post lupus treatment Box Elder

Anonymous said...

beginning, the respectable: the lightning connector
also Exploitation on the net coupons Practically leisurely.
The end of the 2008 Presidential drive is in to signal up
for free so you can get a feel for their web site and
services. With Spain's Banking Scheme imploding, small-scale and spiritualist-sized businessesare within the Final 17 million long time, and its establishment continues to easy alteration.

Look at my homepage deal